Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

limbos verdes

limbos verdes

18 Mar, 2022

da vida

E6838AE0-A2A9-41EA-892A-C6B809B2DF49.jpeg

 

[ desde que tomei consciência da doença e inevitável partida da podenga senti que as palavras perderam o sentido, significado, utilidade. para quem, como eu, que tem passado grande parte da vida a interagir com plantas e animais as palavras não serão o fundamental. mas terei de me socorrer delas para fazer este post - apesar de todas as limitações: alguém comunica com as palavras/conceitos interiorizados e alguém escuta a partir de outra experiência de vida, de outra percepção. neste processo de comunicação, por essa e outras variáveis, pode não se concretizar um real entendimento da mensagem que se pretendeu passar. 

que mundo maravilhoso este o nosso, esta nossa casa - apesar do sofrimento inerente, a guerra tão presente atualmente por exemplo, é certo. quando observamos os vários planetas conhecidos e quando colocamos a seguir o olhar nesta nossa terra, alcançamos um pouco mais de como especial é este ponto no universo.
 quando fazia arranjos de suculentas uma das coisas que tentava concretizar na combinação das plantas, muitas vezes, era a repetição de padrões numa mesma peça -a forma das plantas mas também a repetição das cores. agora percebo que estava a reproduzir características deste nosso mundo, de alguma maneira, naquele novo objeto. este 'organismo vivo' com formas - vivas - tão diversas que se vão repetindo nos mais variados  seres. uma que tenho pensado especialmente nos últimos dias é na estrutura da árvore repetida nos nossos pulmões. há uma poesia - magia - tão bela nestas repetições. mas por vezes é-nos difícil ve-las/vivê-las  completamente.  
outro tema que pensava continuar a explorar , e quem acompanhou  os posts destes últimos meses saberá, é a da urgência- quanto a mim - de nos relacionarmos com as plantas também numa dimensão emocional- estar mais consciente do seu papel na -origem da -vida e sentir gratidão por elas. grande parte dos humanos nunca o fará, mas é muito importante que alguns  o façam. é através das emoções que nos vinculamos ao outro  e as plantas merecem que as tratemos com mais  dignidade. por elas e por nós. 

queria muito explorar estes temas fotograficamente mas não me será possível- parece-me. de qualquer forma, sinto uma enorme gratidão por ter tido o impulso e a capacidade de concretizar uma série de fotografias neste último ano. trouxeram-me paz, como referi no post anterior.


6A8359EB-814C-4879-A274-90F137AC2F95.jpeg

99F66BCE-9465-4854-89B3-9E5247D599B5.jpeg

8D0EC9DB-D3A8-446B-8670-107CF84DBCAB.jpeg

descobri uma fotografia minha antiga  - tenho cerca de 16anos. pensei: o que tenho dele? o que tem ele de mim? não vou responder aqui às minhas interrogações. sei que ele não sabia que poderia ter uma bonita barba com tons ruivos, por exemplo... :) mas torna-se tão claro agora que 'as janelas' várias que vamos abrindo para o mundo exterior abrem/ampliam mundos internos. descobrimo-nos no exterior, no outro, no reflexo que vemos no outro. experimentar coisas várias faz tão bem. vivemos tempos da super especialização, estamos todos tão compartimentados nas nossas áreas, e o cérebro humano é muito eficiente neste tipo de desempenho. mas somos sempre mais alguma coisa. há sempre outras cores, outras nuances interiores que só através de experiências diversas podemos descobrir/aceder/viver. 

saborear o mundo, a sua repetição de padrões, tratá-lo bem - ao mundo/ao outro/a nós mesmos.  apreciá-lo, amá-lo. contribuir para uma qualquer criação/expansão. ser um, ser unidade - e incomodar-nos menos com o contraste que ele possa ter, que nós humanos possamos ter. saber aceitar a diferença. torna-nos tão mais ricos.  
é basicamente isto que queria dizer. nada de brilhante, nem de extraordinário  ou novo. pelo contrário: bem mais próximo de vários povos que por cá viveram há muito. sinto-me verdadeiramente grato a quem esteve desse lado. obrigado. 💚

agora vou enfrentar um grande desafio. seja qual for o meu desempenho, será o certo. ]

5E2DC370-4C3C-44AD-87FB-A069B262CDCB.jpeg

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.